quarta-feira, 20 de março de 2013

UM CAMPEONATO GAÚCHO DIFERENTE!

     A Ananás Top, equipe feminina de corrida de aventura, está quebrando algumas barreiras, paradigmas e até preconceitos dentro da corrida de aventura. Esse esporte, com características um tanto quanto masculinas, encantou as meninas do Vale do Taquari. A partir deste ano de 2013 reunimos essa turma de guerreiras e formamos a equipe mais TOP de todas. Totalmente independentes da “ala” masculina, essas meninas aprenderam a carregar as bicicletas, trocar pneus, rebocar as parceiras, orientar e plotar mapas, azimutar e, uma coisa que já estava dentro de cada uma e que colocamos pra fora, a perseverança e determinação de não desistir nunca!


   Todos sabem que esse era um sonho meu, de fazer parte da única equipe gaúcha, quem sabe brasileira, totalmente feminina na corrida de aventura. Mas para isso precisava de mais 3 malucas que acreditassem neste sonho comigo. E foi mais fácil que eu esperava! Após alguns testes, corrida em 3 Coroas, em Criúva e em Canela, tivemos certeza de que estávamos preparadas e que seria possível competir.


   No último fim de semana, dia 17 de março, ocorreu na cidade de Santa Cruz do Sul, a primeira etapa do Campeonato Gaúcho de Corrida de Aventura, para nossa sorte as Ananás TOP com a formação original de Carla Correa de Oliveira, Fernanda Finkler, Michele Villa e Tatiana Born Sander, encontrou mais uma aventureira disposta a entrar nesse projeto com a gente Kátia Korthuis, que substituiu a Michi, machucada.

   A corrida foi realmente muito boa, e completar ela, sem pegar corte, ficar em sétimo, numa prova com nove equipes, lembrando que todas eram formadas por três homens e uma mulher...realmente não tem preço!
   A superação das dores, do cansaço, das dúvidas na navegação, de alguns erros por desatenção...tudo pra nós tem um gostinho especial. E saber que o nosso tempo de prova é muito semelhante ao das outras equipes nos anima ainda mais a treinar e chegar melhor para próxima etapa. Ainda queria salientar que a Carla e a Michi estão correndo pela primeira vez na categoria “Pró”.

   Sobre a prova só posso elogiar, estava muito boa, um trajeto bem misto, ótima estrutura e uma companhia sem igual, porque no fundo quem realmente faz a corrida ser o que é, ter todo o clima que tem, são todos esses mais de 100 “malucos” que dedicam tantos fins de semana a esse esporte. Muito obrigada pela força que todos nos dão, incentivando, ensinando, passando dicas e experiências, não importa como, mas com certeza nos motivam a não desistir!


   Além de tudo isso neste domingo também estreamos nosso uniforme, nossa marca. Deixo aqui o nosso agradecimento ao Gabriel Luiz dos Santos, design que desenvolveu a logo, e principalmente aos nossos patrocinadores e apoiadores que sem eles não estaríamos realizando este projeto – Interact Solutions e Distribuidora Horbicenter (patrocinadores Master), Instituto Reabilitare, Espaço Zen e Juliana Conte Atelier do Doce (patrocinadores) e Academia Em Forma, Natu Leve Produtos Naturais e AS Bikes (apoiadores).

   Que venham muitas aventuras para as Ananás TOP, porque elas não correm elas desfilam!  

Muita energia positiva a todos!
Tati Sander!

quarta-feira, 6 de março de 2013

INTEGRANTES DA EQUIPE

  Saiba quem é a equipe Ananás Top e de onde surgiu........

   Somos praticantes de corrida de aventura: Carla, Fernanda, Michele e Tatiana.
Quatro mulheres que se uniram para desafiar os próprios limites físicos, da natureza e as regras do jogo, onde normalmente a força dos homens prevalece.

   Cada uma de nós sempre teve uma vida esportiva muito ativa e aflorada. Sempre em busca do seu melhor, cada uma traçou uma trajetória que, no ano de 2012, juntou o caminho das quatro amantes do esporte.



   Carla de Oliveira Corrêa (29 anos, Enfermeira)
Desde os 8 anos jogou vôlei em clubes e escolas. Sempre foi adepta a treinos em academias. Deu início em suas experiências em meio à natureza no ano passado, 2012, e participou do Campeonato Gaúcho de Corrida de Aventura, na Categoria Dupla Mista, ficando em 3º lugar.



   Fernanda Elisa Finkler  (24 anos, Analista de Sistemas)
Despertei interesse pela aventura a partir dos vários anos de deslocamento cotidiano de bicicleta. Joguei vôlei até o ano de 2008, quando fiz minha primeira corrida de aventura e, a partir de 2010, busquei competir efetivamente nas provas em diversas regiões do estado e em Santa Catarina. Integrei a equipe Trilha Vertical, de Mato Leitão-RS, onde conquistei ótimos resultados. Posso destacar em mim a força de vontade e busca intermitente dos meus objetivos. 


   Kátia Karine Korthuis (21 anos, Auxiliar Administrativa) comecei a correr por incentivo da Tati, em 2009, que estava lesionada e me convidou para correr em seu lugar e desde então não parei. Fiz parte da Equipe Adrennon e posteriormente da Black Aipim. Tenho sempre em mente que o sofrimento é passageiro, mas desistir é para sempre. 

   Michele Villa (31 anos, Educadora Física)
Educadora Física, com grande interesse por esportes de aventura, deu início às suas atividades em 2011, quando participou em Estrela da primeira corrida de aventura. No ano de 2012 participou do Campeonato Gaúcho de Aventura com a equipe Ananás de Lajeado-RS. Atualmente trabalha em academia de musculação e dá aulas de ginástica em diversas modalidades.

  

 Tatiana Born Sander (27 anos, Publicitária)
A mais experiente em corridas de aventura da equipe e também a idealizadora da equipe formada apenas por mulheres. Descobriu a corrida de aventura em 2006 e desde lá não parou mais de correr. Neste período integrou a Equipe Adrennon com a qual participou de diversas corridas inclusive da 1ª Copa Brasil de Corrida de Aventura, em 2012, em Vitória/ES. Tem como marca própria a determinação e paixão pelo esporte.


   Ainda em 2012, na Academia Em Forma, onde realizamos nossos treinos, a Tati lançou a ideia, ou melhor, o "sonho" de montar uma equipe feminina de corrida de aventura. Ideia inovadora e instigante, de início um pouco de receio quando recebemos convite, mas logo a compramos e apostamos no potencial feminino.
Após confirmada a nova formação de equipe, vários desafios foram surgindo. Tínhamos que ser totalmente auto-suficientes e independentes de homens! Foi necessário aprender, principalmente, a navegação em mapas (cartas topográficas), o que ainda não somos experts, mas já nos damos muito bem nesta modalidade. Precisamos também aprender o mínimo de manutenção nas bikes, como trocar pneus para eventuais "furos" durante uma prova.

   E assim vamos nós, preguiça não conhecemos, esforço nos sobra, quando abraçamos uma causa não desistimos dela tão fácil. Superação é o que nos move!!! Queremos mais, queremos a cada aventura provar a nós mesmas que o nosso limite é além do que imaginamos.. Queremos levar adiante, disseminar, contaminar as pessoas com nossa força de vontade, mostrando a todos que basta querer para dar o primeiro passo e, com muita força de vontade, conseguir chegar até os objetivos!!


Esta é a equipe Ananás Top!!!!





O QUE É CORRIDA DE AVENTURA?



Pessoal, pra quem não conhece ainda ou ouviu falar pouco desse esporte,
 segue uma descrição..
Conheçam, experimentem e se apaixonem!!!

   A corrida de aventura pode ser definida como um evento multidisciplinar, sem paradas obrigatórias, com a participação de equipes compostas por quatro integrantes sendo ao menos uma mulher, também podem competir duplas ou solos. O objetivo da competição é ser a primeira equipe completa a cruzar a linha de chegada cumprindo os PC's (Pontos de Controles pré-definidos) e as tarefas determinadas.

   As modalidades mais comuns são a Orientação em mapa, Trekking, Mountain Bike, Canoagem e Técnicas Verticais. O percurso leva os competidores a locais remotos e selvagens utilizando para navegação um mapa e uma bússola e deslocando-se conforme a modalidade prevista, onde devem ser auto suficientes. Cada equipe deve ter uma boa estratégia para determinar a melhor rota, equipamento, alimentação e ritmo para vencer.

   De início, a corrida de aventura é uma oportunidade para as pessoas se desafiarem e uma chance de testar seus limites ou até mesmo redefini-los. Há muito mais nas corridas de aventura do que estar em forma, qualquer um que queira testar seus limites deveria participar de uma corrida de aventura.

   A crescente procura pela prática de esportes ao ar livre tem influenciado muitos atletas a participar deste “desafio”, especialmente pelo fato de englobar várias modalidades de esportes outdoor. Além disso, por ser praticada em equipe, a corrida de aventura promove o desenvolvimento de habilidades coletivas, tais como liderança, tomada de decisões e superação de limites. E é exatamente a vivência e a superação destas adversidades que atrai cada vez mais pessoas para a prática deste esporte.


ADVENTURE GIRLS ONLINE!

Aíii galera do esporte de aventura!!!



   Ananás Top está na fita.. a partir de agora vamos publicar todas as nossas aventuras, treinos e competições nesta página.

Acompanhem-nos!!


Beijos, Fernanda.
;) :D